Fala, galera!

Gostaria de falar com vocês um assunto complicado sobre a questão de dormir em sala de aula. Eu compreendo perfeitamente que algumas aulas estão à margem do nosso foco e interesse principal do curso. Sei que muitos acordam bem cedo, dormem pouco e, assim como eu, não se interessam tanto por certas disciplinas.

Porém, dormir em sala de aula é falta de respeito com o professor. Todos os nossos professores, sem exceção, são profissionais incríveis e com um conhecimento fora do normal. Eles despendem do tempo deles para estarem lá e o mínimo que podemos fazer é tratá-los com respeito.

Todos nós queremos ser reconhecidos e respeitados.
Nós fazemos parte da 3ª turma. O que um de nós faz afeta todos os outros, seja bom ou ruim.
Logo então, todos nós queremos que nossa turma seja reconhecida e respeitada.

Cabe a nós fazermos o diferencial. Para dormir em sala nós podemos pegar qualquer um na rua e colocar lá dentro que ele irá desempenhar bem esse papel.

A galera de Ciências do Esporte é engraçada, é ativa, é unida, é inteligente, é saudável, é festeira, é da bagunça mas a turma de Ciências do Esporte também é respeitosa com todos porque a galera de Ciências do Esporte é FODA PRA CARALHO, PORRA!

Gostaria que vocês defendessem comigo essa idéia:
Engenheiro pode dormir em sala de aula;
Nutricionista pode dormir em sala de aula;
Gestor pode dormir em sala de aula;
Mas se restar um último aluno acordado, pode ter certeza que aquele lá é da 3ª turma de Ciências do Esporte porque aluno da 3ª Turma de Ciências do Esporte NÃO dorme em sala de aula!

Tire um cochilo na cantina, deite nos puffs da biblioteca, tome um café, dê uma volta no campus, vá ao banheiro... Só não vamos dormir em sala de aula, pô!

Espero que todos compreendam que eu não quero ser chato e ficar enchendo o saco de ninguém. Só gostaria que a nossa turma fosse vista como a melhor, que a FCA fosse vista como a melhor, que a Unicamp como a melhor e assim por diante...

Encontrei uma entrevista com o psicólogo Yves de La Taille, especialista em desenvolvimento moral, onde ele fala brevemente sobre isso.


Com os meus alunos da USP, onde eu leciono Psicologia Moral, eu percebo duas coisas: o nível de reflexão sobre o tema é muito pequeno, simplesmente porque nunca um professor colocou isso como tema em sala de aula. Por outro lado, se você encaminha para a questão do princípio, rapidamente eles entendem e concordam. Costumo brincar com eles sobre uma norma de dormir durante a aula. Pergunto se pode dormir durante a aula. Eles levam para o lado técnico: não pode dormir porque perde aula, perde matéria. Por outro lado, dormir enquanto uma pessoa fala é uma falta de respeito, há uma dimensão moral no dormir durante a aula. Se fosse um aluno dando um seminário a situação de falta de respeito seria a mesma.

Link: http://www.direcionaleducador.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140&Itemid=130

Até mais :D